25 de julho de 2013

Finados


Não somos mais os ombros que recebiam as lágrimas um do outro, quando a dor crescia em dias maus. Nem as mãos que juraram amizade eterna, em um amanhecer de fevereiro, sobre nosso píer preferido. Não somos mais os irmãos, que adivinhavam pensamento e as palavras antes de saírem da nossa boca, e na calmaria de um olhar, expressavam um livro inteiro de sentimentos.

(Ideias Fixas)
Não somos mais os mesmos porque os passos mudaram, e quando se muda os passos, muda-se também a direção. Caminhamos opostos agora. Você abraçou outros corpos, e sorriu para outros rostos. Sem reclamar, procurei na caneta e no papel um meio de compensar toda grande e pequena história. Eu dizia e acreditava que amores não duram para sempre, mas amigos sim. Agora não sei o que dizer, nem no que acreditar. Você partiu sem se despedir, sem chance de explicação, sem ao menos uma oportunidade de dizer: perdão, amigo, eu não posso mais ficar.

Para construir uma amizade como a nossa levou tempo, exigiu paciência, necessitou dedicação. Para derruba-la, bastou uma dose de indiferença. Sou como uma árvore da qual se arranca um pedaço do talo, e então chora sua própria seiva. Você foi arrancado de mim, você foi o pedaço que me foi tirado. E o que eu tenho agora é esta marca, metade ferida, metade cicatriz.

Acabou todo resto. Sim, acabou o riso solto entre os corredores onde estudávamos, acabou a chama dos cigarros que dividíamos, acabou o pacto que tínhamos e que, por teimosia, tentei preservar até aqui. Acabou porque não suporto – por nenhum minuto a mais - carregar o peso da falta que você faz entre os meus dias. A saudade é uma amiga que não vai embora. O sofrimento é um irmão que nunca me trairá.

Por agora então, declaro-te finado, e deposito na literatura do meu punho, a amargura causada pelas lembranças. Ponho sobre as palavras, o luto pela morte de dois anos e alguns meses que me fizeram inexplicavelmente bem.

2 comentários:

  1. senti a dor desse texto em cada pausa que a vírgula me obrigava fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o objetivo. Fazer com que as pessoas se identifiquem. :)

      Excluir